Situação de Aprendizagem
Texto: Avestruz, de Mário Prata
1º passo: Ativação
de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
Perguntar aos alunos o que esperam de um texto que
tenha como título “Avestruz”.
Se eles conhecem essa ave, os seus costumes, seu
habitat etc.
Pedir aos alunos que desenhem a ave e depois
comparem com a ave real.
Mostrar aos alunos imagens de avestruz.
Comentar sobre o autor,
o modo como escreve, temas etc.
2º passo: Distribuir cópias do texto para os alunos.
A leitura deverá ser feita pelo
professor e acompanhada pelos alunos.
Avestruz
Mário Prata
O
filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz.
Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela
me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado
de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação,
digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles
vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que
podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga.
Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns
erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um
boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a
minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais
exato.
Mas eu estava falando da sua criação por
deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não
devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas.
Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí
assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os
pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se
era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo
que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio
camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser
aquele pescoço fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria
botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E
me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem
plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto,
TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano,
expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda,
imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz
para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que
encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos
eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de
futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez
em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou
e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num
psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
3º passo: Fazer
inferências locais e globais
Por que o garoto quer uma avestruz?
O lugar onde vive o garoto é
adequado para se criar avestruz?
4º passo: Localização
de informações; comparação de informações e generalizações.
Na sua opinião, o narrador
realmente tem culpa pelo garoto querer a avestruz?
O que o narrador pensa sobre a ave?
Quais são as características da
ave, presentes no texto?
5º passo: Recuperação do contexto de produção; definição de
finalidades e metas da atividade de leitura.
O narrador faz uma descoberta
relacionada ao comportamento alimentar da avestruz, o que acontece após essa
descoberta?
O garoto muda de ideia a respeito de
ganhar a avestruz ?
6º passo: Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/
ou afetivas; elaboração de apreciações relativas e valores éticos e ou
políticos.
Você achou engraçada a linguagem
utilizada no texto?
No 7º parágrafo, o narrador
utiliza-se de uma linguagem bem-humorada para descrever a ave, identifique onde
está o humor.
7º passo: Percepções de intertextualidade;
percepções de relações de interdiscursividade.
Apresentar a letra de música aos
alunos e discutir a intertextualidade.
Avestruz
Compositor: Dé Di Paula, Zé Henrique
·
Letra
“Tava” cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro “tava” num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
“Tá” no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje “tá” desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos “tamém”
“Tô” apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro “tava” num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
“Tá” no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje “tá” desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos “tamém”
“Tô” apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu “tô” enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente “tô” quebrado
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!
Link: http://www.vagalume.com.br/de-di-paula-ze-henrique/avestruz.html#ixzz2VqJL16yq
Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a participação, interação com os demais alunos e o professor, expressividade e discussão oral a respeito da leitura do texto.
Sequência Didática desenvolvida para 5ªsérie/6ºano.
Para concluir a atividade:
Sequência Didática desenvolvida para 5ªsérie/6ºano.
Para concluir a atividade:
Jussara Tocci Silva
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