Sequência Didática – Texto “Pausa” – Moacyr Scliar
Objetivos: Propiciar a intertextualidade e a
interdiscursividade; reconhecer diferentes gêneros textuais; reconhecer as
características do gênero conto; recuperar o contexto de produção do texto;
trocar impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para
sustentação da leitura proposta.
Habilidades:
Ativação de conhecimento prévio; antecipação de
tema; confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido
criadas antes ou durante a leitura, identificar referências a outros textos,
buscando informações adicionais se necessário, trocar impressões a respeito dos
textos lidos, fornecendo indicações para sustentação da leitura e acolhendo
outras posições.
Estratégias:
Música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda),
texto “Pausa” (Autor Moacyr Scliar), texto “Circuito fechado” (Ricardo Ramos),
Recursos:
Notebook, Data Show, Aparelho de Som, Giz, Lousa,
Dicionário, Folha de Papel.
Número
de Aulas: De 4 a 6.
Avaliação:
Processual, observando o envolvimento de
participação do aluno nas atividades orais propostas e produção de texto nos
moldes do “Circuito Fechado”.
Procedimentos:
1º
Passo
Apresentação
do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”?
O que você espera de um texto que tenha este título?
2º
Passo
Projeção
do início do texto até o nono parágrafo com os seguintes questionamentos: Você
acha que de fato o personagem vai trabalhar? É normal trabalhar aos domingos?
3º
Passo
Continuação
da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi
trabalhar, fazer novos questionamentos: O que ele estaria fazendo no hotel?,
Por que ele teria mentido para sua esposa?
4º
Passo
Leitura
até o parágrafo vinte e dois, se efetuará um novo questionamento: E agora o que
poderá ocorrer?
5º
Passo
Leitura
do parágrafo vinte e três, última pausa, para um seguinte questionamento:
Qual é
a sua expectativa com o desfecho do conto? O que acontecerá com o personagem?
6º
Passo
Finalização
da leitura.
7º
Passo
Confirmação
ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.
8º
Passo
Colocar
os alunos em círculo para debates a respeito do texto.
9º
Passo
Apresentação
da música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda).
10º
Passo
Apresentação
do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).
TEXTO: CIRCUITO FECHADO
Ricardo Ramos. Circuito fechado:contos, 1978
http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php
11º
Passo
Os
alunos em dupla para comparar e relacionar os três textos que foram trabalhados
e produzir um novo texto de acordo com o tema e a ideia principal
Trabalhar
com o 9º ano/ 8ª série.
Maria Aparecida da Silveira Scarpellini
Maria Aparecida da Silveira Scarpellini
Nenhum comentário:
Postar um comentário