quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sequência Didática 3 - Maria Aparecida

Sequência Didática – Texto “Pausa” – Moacyr Scliar

Objetivos: Propiciar a intertextualidade e a interdiscursividade; reconhecer diferentes gêneros textuais; reconhecer as características do gênero conto; recuperar o contexto de produção do texto; trocar impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação da leitura proposta.

Habilidades: Ativação de conhecimento prévio; antecipação de tema; confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura, identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário, trocar impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação da leitura e acolhendo outras posições.

Estratégias: Música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda), texto “Pausa” (Autor Moacyr Scliar), texto “Circuito fechado” (Ricardo Ramos),

Recursos: Notebook, Data Show, Aparelho de Som, Giz, Lousa, Dicionário, Folha de Papel.

Número de Aulas: De 4 a 6.

Avaliação: Processual, observando o envolvimento de participação do aluno nas atividades orais propostas e produção de texto nos moldes do “Circuito Fechado”.

Procedimentos:

1º Passo
Apresentação do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”? O que você espera de um texto que tenha este título?

2º Passo
Projeção do início do texto até o nono parágrafo com os seguintes questionamentos: Você acha que de fato o personagem vai trabalhar? É normal trabalhar aos domingos?

3º Passo
Continuação da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi trabalhar, fazer novos questionamentos: O que ele estaria fazendo no hotel?, Por que ele teria mentido para sua esposa?

4º Passo
Leitura até o parágrafo vinte e dois, se efetuará um novo questionamento: E agora o que poderá ocorrer?

5º Passo
Leitura do parágrafo vinte e três, última pausa, para um seguinte questionamento:
Qual é a sua expectativa com o desfecho do conto? O que acontecerá com o personagem?

6º Passo
Finalização da leitura.

7º Passo
Confirmação ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.

8º Passo
Colocar os alunos em círculo para debates a respeito do texto.

9º Passo
Apresentação da música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda).

                                                        https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WBwo5MzB7io


10º Passo
Apresentação do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).


TEXTO: CIRCUITO FECHADO

Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos. Circuito fechado:contos, 1978

http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php

11º Passo
Os alunos em dupla para comparar e relacionar os três textos que foram trabalhados e produzir um novo texto de acordo com o tema e a ideia principal

Trabalhar com o 9º ano/ 8ª série.

     Maria Aparecida da Silveira Scarpellini




Nenhum comentário:

Postar um comentário